Associação Fair Labor vai auditar empresas asiáticas que fabricam para a Apple

Publicado em 16/02/2012 14:47 em Geral

A Apple anunciou que a Fair Labor Association (Associação Trabalho Justo, FLA na sigla inglesa) vai auditar parceiros industriais da Apple, nomeadamente na Ásia.

Em comunicado, a Apple indica que uma equipa de especialistas, liderada pelo presidente da FLA, Auret van Heerden, começou esta semana as inspecções numa fábrica de Shenzhen (China) que produz para a marca da maçã.

O presidente executivo da Apple, Tim Cook, citado no comunicado, afirma que os «trabalhadores têm, em qualquer lado, direito a um ambiente de trabalho seguro e justo”, indicando que foi por essa razão que a companhia pediu «à FLA para avaliar de forma independente o comportamento dos fornecedores» da marca.

Cook garante que as auditorias que se estão a realizar nos parceiros da Apple não têm precedente nas indústrias electrónicas, tanto em dimensão como em alcance, indicando que a equipa da FLA vai inspeccionar as áreas de fabrico, dormitórios e outras instalações e analisar documentos relacionados com os procedimentos em todas as fases do trabalho das empresas auditadas.

A Apple adianta que as conclusões e recomendações da primeira avaliação serão colocados em Março no sítio Internet da FLA (www.fairlabor.org).

A companhia afirma que quando a avaliação estiver concluída terão sido auditados os locais onde são montados mais de 90% dos produtos da Apple.

O comunicado indica que em Janeiro a Apple se tornou na primeira empresa tecnológica a ser admitida na Fair Labor Association.

Ainda sem comentários