«Hackers» põem sítio da CIA em baixo sábado

Publicado em 13/02/2012 00:40 em Segurança Informática

Um ataque de piratas informáticos deixou sábado o sítio Internet da CIA inoperacional, aparentemente por um ataque conjugado de negação de serviço («denial of service»).

Um post colocado numa conta do Twitter ligada ao grupo internacional de «hackers» activistas «Anonymous» com a frase «CIA Tango Down» parecia indicar que aquele grupo era o responsável pelo ataque, embora uma mensagem posterior tenha deixado alguma ambiguidade em relação a essa interpretação.

O «Anonymous» é um grupo informal de activistas na Internet, sem uma composição fixa e sem uma hierarquia definida, pelo que qualquer pessoa que queira pode dizer que fala em nome dos Anonymous.

Entretanto, a empresa de segurança Sophos anunciou que o fornecedor holandês de serviços Internet KPN foi alvo de um ataque informático no fim de Janeiro, que não divulgou de imediato.

O KPN, um dos maiores fornecedores de serviços Internet (ISP, na sigla inglesa), com mais de dois milhões de clientes de Internet, esteve sem serviços de email na altura do ataque.

A KPN decidiu suspender todos os acessos às caixas de correio electrónico dos seus clientes quando os atacantes expuseram na Internet, no pastebin.com, nomes de utilizador, palavras passe, números de telefone e moradas de mais de 500 clientes da companhia.

A KPN advertiu os seus clientes para que, caso tenham utilizado a mesma palavra passe noutros sítios ou redes sociais, devem proceder à sua alteração.

Ainda sem comentários