Apple liderou vendas de PC no quarto trimestre

Publicado em 07/02/2012 01:25 em Equipamentos

A Apple liderou as vendas de PC (incluindo tablet PC) no quarto trimestre, com mais de 15 milhões de iPad e cinco milhões de computadores Mac, representando 17% do total de 120 milhões de unidades produzidas, indicou a consultora e analista de mercado Canalys.

A Canalys inclui no mercado de PC os tablet PC, ao contrário da metodologia geralmente utilizada por outras analistas como a IDC ou a Gartner.

O relatório da Canalys assinala que o total mundial de computadores de secretária, portáteis, netbooks e tablet PC vendidos a nível mundial cresceu 16% homólogos no último trimestre. Acrescenta que, se excluirmos os tablet PC, que representaram 22% do mercado de PC, as vendas recuaram 0,4%.

Destaca que as cheias catastróficas na Tailândia, que afectaram fábricas de discos rígidos, tiveram um impacto negativo, com problemas de abastecimento, no quarto trimestre de 2011, mas os seus efeitos continuarão a fazer-se sentir na primeira metade de 2012.

A Canalys indica que a Apple aumentou a sua quota de mercado em seis pontos percentuais e entre os cinco principais fabricantes apenas a chinesa Lenovo obteve também um acréscimo de quota, de dois pontos percentuais, enquanto a HP, Acer e Dell perderam peso no mercado.

A consultora antevê que a HP, agora ultrapassada pela Apple, terá mais dificuldade em reconquistar a liderança do mercado de PC depois de desistir da produção do seu tablet PC Touchpad.

Observa que a HP tem agora uma estratégia de produção de tablet PC vocacionados para o mercado empresarial e baseados na plataforma Windows.

A Canalys adverte que se a Microsoft quiser que o próximo sistema operativo Windows 8 tenha êxito no mercado de tablet PC, terá de focar os seus esforços na criação de uma experiência de utilizador intuitiva.

A consultora adiante que a Lenovo encurtou a sua distância em relação à HP e que a compra da alemã Medion permitiu ao fabricante chinês duplicar as suas vendas na Europa Ocidental no segundo semestre do ano passado.

A Dell ocupou o quarto lugar no mercado mundial, ultrapassando a Acer, cujas vendas continuam a cair devido ao impacto dos tablet PC nas vendas de netbooks.

Relativamente às perspectivas dos Ultrabooks (um conceito lançado pela Intel de portátil de elevada capacidade mas muito fino e leve), Michael Kauh, analista da Canalys, admite que as vendas serão limitadas no primeiro semestre de 2012 antes de ganharem força no final do ano, à medida que os preços se reduzem e que a Intel lance uma nova linha de processadores.

Analistas do mercado chamam a atenção para que o êxito dos Ultrabooks dependerá muito da aceitação que tiverem junto dos consumidores máquinas que, pela sua espessura, não poderão incluir leitores/gravadores de DVD/CD, restando a opção por uma menos cómoda drive externa.

Ainda sem comentários