Vendas smartphones ultrapassaram computadores

Vendas smartphones ultrapassaram computadoresPublicado em 06/02/2012 01:12 em Indústria

As vendas de smartphones ultrapassaram pela primeira vez as de computadores em 2011, segundo a consultora e analista de mercado Canalys.

A Canalys indica que em 2011 foram produzidos 488,0 milhões de smartphones, , um crescimento de 63%, acima dos 414,6 milhões de computadores produzidos, um aumento de 15%.

“Em 2011 assistimos a uma queda na procura de Netbooks e a um abrandamento da procura de portáteis, como resultado directo do aumento do interesse pelos tablet PC, que não afectou significativamente os smartphones”, segundo Chris Jones, vice presidente da Canalys.

Acrescenta que os smartphones passaram, no espaço de poucos anos, de um produto de nicho para uma verdadeira proposta no mercado de massas.

A maior disponibilidade de smartphones de baixo custo ajudou muito a expansão daqueles equipamentos, mas há também uma procura crescente pela Internet móvel e consumo de conteúdos, aplicações e serviços móveis.

No entanto, a Canalys espera um abrandamento do crescimento das vendas de smartphones porque os fabricantes precisam de maior controlo de custos e de pôr a tónica na rentabilidade. Mesmo fabricantes que apostaram em smartphones de baixo custo, como a Huawei, ZTE e LG, terão de dar mais atenção às margens a aumentar a rentabilidade.

A Canalys observa que a Apple alcançou a liderança nos smartphones no quarto trimestre de 2011, com 37 milhões de iPhones vendidos. No mesmo período produziu 15,4 milhões de iPads e 5,2 milhões de computadores Mac.

No conjunto ao ano passado, a Apple vendeu 93,1 milhões de iPhones, um crescimento de 96%, beneficiando do lançamento do iPhone 4S e de preços mais agressivos para os modelos mais antigos.

A Samsung produziu 91,9 milhões de smartphones e conseguiu o segundo lugar, enquanto a Nokia não foi além dos 77,3 milhões e perdeu a liderança.

A Canalys adianta que a plataforma Android, da Google, representou mais de metade (52%) das vendas de smartphones no último trimestre de 2011, registando um crescimento de 149%, enquanto o iOS (sistema operativo do iPhone) ficou com 23% do mercado e o Symbian com 16%.

As vendas de modelos de smartphones baseados na plataforma Android atingiu 237,8 milhões no conjunto de 2011, 3,4 vezes mais do que em 2010.

Ainda sem comentários