Google anuncia alteração de políticas de privacidade

Publicado em 26/01/2012 00:11 em Internet

A gigante da Internet Google anunciou hoje que vai alterar as suas políticas de privacidade e termos de serviço visando uma maior integração dos seus produtos.

Em comunicado, a Google afirma que as mudanças ocorrerão a partir de 1 de Março e visam «criar uma experiência de utilização mais simples e intuitiva no Google».

A companhia observa que tem actualmente 70 avisos de privacidade para os diferentes produtos e diz estar a implementar uma política de privacidade principal que cobre a maioria dos seus produtos (mais de 60), mantendo algumas separadas por razões legais.

A Google precisa que a maior alteração reside em passar a tratar os utilizadores de diversos produtos como um utilizador único, combinando informação dos diversos produtos.

O gigante Internet assinala que pode mandar lembretes de uma reunião que conhece através da sua marcação no Google calendário e, com base na localização do utilizador, advertir para o risco de chegar atrasado a essa reunião.

Mas, na prática, o principal objectivo desta alteração poderá ser o de permitir que a Google tenha um conhecimento mais global de cada um dos seus utilizadores e, por exemplo, em função das pesquisas mais frequentes no Google ou no You Tube, traçar um perfil de interesses e enviar mensagens publicitárias personalizadas por correio electrónico para a conta do Gmail, tornando-as mais eficazes.

A companhia assinala que esteve a reescrever os termos de serviço do Google «para tornar mais simples a sua leitura», indicando que os utilizadores podem visitar a página dos termos do serviço para conhecer a sua nova formulação.

A Google garante que mantém o seu compromisso de que os utilizadores podem tranferir a sua informação para onde quiserem e a garantia de que não vende a informação pessoal dos utilizadores nem a partilha com ninguém sem autorização do próprio, exceptuando em circunstâncias muito excepcionais, como ordens judiciais válidas.

Acrescenta que será transparente com a informação recolhida e que disponibiliza aos utilizadores opções de escolha sobre como ela é utilizada, nomeadamente com um gestor de anúncios Google que permite desligar por completo alguns anúncios.

A Google defende que as suas novas políticas de privacidade e termos de serviço irão permitir uma melhor compreensão das suas práticas e melhorar os serviços que disponibiliza.

Ainda sem comentários