Quase meia centena de operadores já lançaram LTE

Publicado em 06/01/2012 00:00 em Operadores / Serviços

A GSA, associação de fabricantes de equipamentos de telecomunicações, afirmou hoje que 49 operadores de telecomunicações móveis já lançaram comercialmente serviços de quarta geração LTE – Long Term Evolution.

A GSA salienta que os 49 operadores de 29 países com LTE já disponível comercialmente representam mais do dobro do número de há seis meses.

Precisa que no fim de 2012 havia 46 operadores a comercializar LTE, a que se juntaram mais três nos primeiros dias de 2012. Em 2009 foram lançadas comercialmente duas redes LTE, em 2010 dezena e meia e no ano passado 29.

A GSA espera que no fim de 2012 estejam em operação comercial 119 redes LTE em mais de meia centena de países de todo o mundo.

Em comunicado, a GSA assinala que 285 operadores estão actualmente empenhados no lançamento comercial da tecnologia móvel de quarta geração e efectuaram testes ou estudos, tanto no sistema LTE FDD (Frequency Division Duplex) como no LTE TDD (Time Division Duplex).

Um estudo da ABI Research entretanto divulgado prevê que até ao fim de 2016 estejam instaladas pelo menos meio milhão de estações de base LTE, ou lançadas de base para esta tecnologia ou actualizadas para a suportarem.

Ainda sem comentários