IBM tem supercomputadores energeticamente eficientes

Publicado em 12/07/2010 07:35 em Equipamentos

A multinacional norte-americana de informática IBM anunciou que os supercomputadores que fabrica estão entre os energeticamente mais eficientes do mundo, citando a última lista da organização Green500.org, que coloca 17 supercomputadores da marca entre os 20 com mais eficiência energética.

Em comunicado, a IBM afirma que tem 64 computadores por si produzidos nos 100 primeiros lugares da lista dos 500 supercomputadores com menos consumo de energia em relação ao desempenho,

A empresa garante que o seu supercomputador Blue Gene tem uma eficiência energética 40% superior à de qualquer outro supercomputador do mercado.

A Green500.org, que iniciou as suas actividades em 2005, visa incentivar a eficiência energética dos supercomputadores publicando regularmente uma lista ordenada em termos de eficiência energética dos 500 supercomputadores instalados mais poupados.

No seu sítio Internet, a Green 500.org explica que durante décadas a eficiência dos supercomputadores era medida apenas em função da sua capacidade, medida em FLOPS (operações de vírgula flutuante por segundo), sem ter em conta o seu consumo energético.

Ainda sem comentários