Empresas portuguesas ao nível da média europeia no acesso à Internet, abaixo na banda larga

Publicado em 15/12/2011 02:29 em Internet

Cerca de 95% das empresas portuguesas com 10 ou mais trabalhadores têm acesso à Internet, ao mesmo nível da média europeia, o que coloca o país em 15.º lugar entre os 27 Estados da União Europeia (UE) «ex aequo» com o Reino Unido e Malta, segundo dados de 2011 do Departamento de Estatísticas das Comunidades Europeias (Eurostat).

A Holanda e a Finlândia têm a totalidade das empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço ligadas à Internet.

No entanto, apenas 83% das empresas nacionais com 10 ou mais empregados tem ligação fixa de banda larga, o que compara com uma média europeia de 87% e coloca Portugal em 20.º lugar, apenas à frente da Roménia, Bulgária, Polónia, Eslováquia, Grécia, Letónia e Áustria.

Menos de dois quintos (39%) das empresas portuguesas com 10 ou mais trabalhadores tinham ligações móveis à banda larga, o que compara com 47% em média europeia. Apesar disso, Portugal fica quase a meio da tabela, em 16.º lugar entre os 27, à frente de 11 países da UE.

Mais de três quartos (77%) das empresas finlandesas com 10 ou mais trabalhadores têm banda larga móvel, o mesmo sucedendo com mais de dois terços (67%) das suecas, quase dois terços (65%) das austríacas e 60% das francesas.

Só pouco mais das empresas portuguesas com 10 ou mais empregados têm um sítio ou página na Internet, bastante abaixo dos 69% de média europeia, em 24.ª posição, apenas melhor do que a Roménia (34%), Bulgária (45%) e Letónia (53%). A Finlândia (93%) e a Dinamarca e Suécia (89%) lideram neste indicador.

Cerca de 17% do universo de empresas considerado têm sítios Internet que permitem encomendar ou comprar online, uma percentagem que não vai além de 9% em Portugal, o que coloca o país em último lugar entre os 27, a par com Chipre.

Este indicador é liderado pela República Checa, com cerca de um terço das empresas a disporem de sítios com aquela facilidade, seguindo-se a Suécia e Holanda com 27%.

Consultam sítios Internet da administração pública 83% das empresas nacionais, claramente acima da média europeia (74%), ficando Portugal, Irlanda e Hungria em décimo-segundo lugar nos 27, na primeira metade da tabela.

Os 79% de empresas portuguesas que entregam à administração pública formulários por via electrónica excedem a média europeia (69%) e colocam Portugal exactamente a meio da tabela.

Lideram neste item a Holanda (97%), a Lituânia (93%) e Finlândia, Grécia e Polónia (87%).

Ainda sem comentários