Windows Phone 7.5 vulnerável a ataques por SMS - Sophos

Publicado em 15/12/2011 00:55 em Segurança Informática

Os smartphones com o novo sistema operativo Windows Phone 7.5 são vulneráveis a ataques por SMS que tornam inoperacionais os seus serviços de mensagens, revelou a empresa de segurança informática Sophos.

A newsletter da Sophos, citando o site WinRumors, um sítio Internet que divulga notícias e rumores sobre os produtos da Microsoft, afirma que a falha é simples de explorar, já que enviando um SMS malicioso os terminais com Windows Phone 7.5 reiniciam mas o centro («hub») de mensagens não consegue carregar, mesmo ao fim de várias tentativas.

O autor do WinRumors, Tom Warren, citado pela Sophos, garante que testou o ataque com vários equipamentos que utilizam o novo sistema operativo da Microsoft e observa que a infecção pode também ser transmitida por mensagens enviadas via Facebook ou pelo Windows Live Messenger.

A falha terá sido descoberta pelo jordano Khaled Salameh, que se auto-intitula um especialista em informática («geek»).

Esta notícia surge numa altura em que se multiplicam os ataques contra smartphones e tablet PC que utilizam sistemas operativos para os quais o software comercial de segurança é ainda escasso ou inexistente.

A Sophos sublinha que a Microsoft não é o único fabricante a ser afectado por problemas de ataques informáticos.

É de destacar o forte crescimento das ameaças contra a plataforma Android.

A Sophos indica que a Google removeu recentemente 22 aplicações maliciosas do Android Market e assinala que também os utilizadores da Apple são afectados por malware, recordando o problema do «SMS of death», que afectou desde telefones tradicionais a smartphones.

Ainda sem comentários