ONI e Alcatel-Lucent unem Lisboa a Badajoz com rede 100G

Publicado em 13/12/2011 22:13 em Operadores / Serviços

O operador de telecomunicações Oni Communications e a Alcatel-Lucent anunciaram que ligaram Lisboa a Badajoz com uma rede de fibra óptica de alta velocidade, a 100 Gigabits por segundo (Gbps), «criando uma das redes de dados mais rápidas e com maior capacidade da Europa».

Em comunicado, as duas empresas sublinham que a Oni Communications, empresa de telecomunicações portuguesa focada no mercado empresarial, tem vindo a aumentar a capacidade da sua rede e a melhorar a qualidade de transmissão de forma sustentada, para responder à crescente procura de serviços de elevado desempenho.

Neste contexto, a Alcatel-Lucent aumentou a velocidade da ligação de fibra óptica Lisboa/Badajoz de 10 Gbps para uma solução de tecnologia 100G de próxima geração, observam.

A Oni é uma empresa inicialmente de capital português, detida pela EDP e outras grandes empresas, que ganhou a quarta licença de terceira geração móvel (3G), com a marca «Oniway». A empresa nunca conseguiu que os três operadores instalados lhe fornecessem roaming nacional das comunicações e acabou por ter os seus activos adquiridos pelos operadores móveis concorrentes.

Uma história recente que poderá ter estado na base da desistência da Zon Multimedia da candidatura ao espectro radioeléctrico para a rede móvel de quarta geração LTE.

A Oni viria a ser adquirida por capitais estrangeiros e, mantendo-se como uma companhia de direito português, passou a designar-se Oni Communications e abandonou o negócio residencial, focando-se exclusivamente no mercado empresarial.

Ainda sem comentários