Maioria das empresas recorre a «cloud computing»

Publicado em 07/07/2010 18:46 em Empresas

A consultora da área das tecnologias Capgemini revelou que 60% das empresas mundiais têm cerca de metade das suas aplicações alojadas em ambientes «cloud», isto é, situadas fora da companhia e a que a empresa tem acesso por Internet.

O estudo da Capgemini «World Quality Report», que envolveu cerca de 30 mil executivos, directores e engenheiros de empresas de todo o mundo e de vários sectores de actividade, indica que as empresas estão a aumentar a agilidade do fornecimento das suas aplicações e infra-estruturas tecnológicas.

O relatório indica que, na sequência da recessão económica, os investimentos em tecnologia estão a evoluir para o desenvolvimento de novas aplicações que aumentem a vantagem competitiva dos negócios.

Acrescenta que os responsáveis pelo desenvolvimento estão cada vez mais pressionados para disponibilizarem níveis acrescidos de eficiência, maior consistência nas metodologias utilizadas e níveis mais elevados de capacidade de reutilização do software automatizado.

Acrescenta que, para modernizarem as suas aplicações, as organizações estão a optar cada vez pelo cloud computing.

Entre os benefícios desta opção, 50% citam a redução de custos, um terço o aumento dos níveis de agilidade das companhias e 14% apontam a melhoria do tempo de chegada ao mercado.

Ainda sem comentários