Google anuncia 10 mil milhões de aplicações descarregadas no Android Market

Publicado em 10/12/2011 20:51 em Internet

A Google anunciou que o número de aplicações até agora descarregadas no Android Market ultrapassou os 10 mil milhões.

Num post colocado no blogue oficial da Google, Eric Chu, director da Google para a área do sistema operativo móvel Android, estima que se verifica um crescimento de mil milhões de aplicações por mês e que a companhia quer ver onde conduzirá este crescimento em 2012.

No entanto, o banco de investimentos e gestão de activos Piper Jaffray estima que as receitas brutas até agora geradas pelo Android não excedem 7% das recolhidas pela App Store, da Apple.

O Piper Jaffray estima que terão sido descarregadas do Android Market 6,75 mil milhões de aplicações do Android Market (pouco mais de dois terços do anunciado pela Google), das quais só 90 milhões pagas (1,3% do total), gerando receitas de 330 milhões de dólares (247 milhões de euros).

Em contrapartida, aquele banco de investimentos calcula que a App Store gerou desde a sua criação receitas brutas de 4,9 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros), sendo 14% dos downloads relativos a aplicações pagas.

Os dados apresentados indicam que os dispositivos com a plataforma iOS, que incluem os iPhone e iPad, têm em média 71 aplicações por aparelho, mais do dobro das 34 aplicações por equipamento móvel com a plataforma Android.

No entanto, as principais 50 aplicações do Android têm um preço médio de 3,79 dólares (2,8 euros), enquanto na App Store a média não vai além de 2,01 dólares (1,50 euros).

Estima-se que a loja online da Apple disponha de meio milhão de aplicações e que o Android Market apresente mais de 300 mil.

A empresa de análise de mercado Distimo indica que as aplicações do Windows Phone 7 (WP7) Marketplace apresenta cerca de 1 300 novas aplicações pagas por mês e 1 650 gratuitas.

Quando foi lançado em Novembro de 2010, 70% das aplicações do WP7 Marketplace eram pagas, mas desde Outubro mais de metade são já gratuitas, indica a Distimo.

Ainda sem comentários