Receitas tráfego dados crescerão 22,5% em 2011

Publicado em 05/12/2011 00:09 em Geral

As receitas mundiais de tráfego de dados deverão crescer 22,5% este ano, para 314,7 mil milhões de dólares (234,5 mil milhões de euros) e as ligações móveis deverão aumentar 11%, para 5,6 mil milhões, segundo um relatório da consultora e analista de mercado Gartner.

A Gartner salienta que o tráfego móvel de dados vai beneficiar da migração de telefones tradicionais para smartphones e do aumento das vendas de media tablet PC e continuará a aumentar à medida que as redes móveis permitem maiores velocidades.

Aquela consultora antecipa que tanto o número de utilizadores de dados móveis como o volume de tráfego gerado por utilizador deverão manter a tendência de crescimento.

A Gartner prevê que o número de assinantes móveis atinja os 7,4 mil milhões em 2015 e que as receitas geradas pelo tráfego de dados ascendam a 552 mil milhões de dólares (411 mil milhões de euros).

A consultora prevê que os operadores de telecomunicações comecem a oferecer planos de dados cada vez mais diversificados e personalizados, o que os ajudará a aumentar a base de clientes que geram tráfego móvel de dados.

Sylvain Fabre, director da Gartner, salienta que «o que os operadores precisam actualmente são formas inovadoras de aumentar as receitas de dados, enquanto encontram maneiras adequadas de gerir uma procura crescente nos dados».

São os consumidores que escolhem os conteúdos que querem usar e aos operadores incumbe assegurar que a qualidade da experiência é boa, acrescenta.

A Gartner diz que os operadores terão de pesar os prós e os contras de planos de preços mais personalizados e avaliar cuidadosamente os custos adicionais e os benefícios futuros dessas opções.

Ainda sem comentários