CE quer auditar garantias de privacidade na «nuvem»

Publicado em 29/11/2011 23:28 em Geral

A Comissão Europeia (CE) prevê realizar auditorias para verificar se as empresas que fornecem serviços na «cloud» (nuvem), através da Internet cumprem as suas promessas de garantir a segurança dos dados pessoais..

Auditorias e cláusulas que estabelecem obrigações para as empresas de serviços na nuvem, por Internet, são duas das medidas que a CE está a estudar para harmonizar os regimes legais nacionais sobre o «cloud computing».

Um relatório europeu salienta que, embora o conceito de «cloud» não seja novo, é indiscutível que o seu grande êxito comercial ocorreu nos anos recentes e vai ter um papel importante nas tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos próximos 10 anos ou mais.

Destaca a escalabilidade quase infinita das soluções «cloud», que classifica como um misto de Infra estrutura como um Serviço (IaaS, na sigla inglesa), de Plataforma como um Serviço (PaaS) e de Software como um Serviço (SaaS).

O documento considera que os sistemas de «cloud» não devem ser confundidos com apenas mais uma forma de fornecer recursos de infra-estrutura, mas que apresentam oportunidades diversificadas e podem reduzir o tempo de desenvolvimento e implementação de diversos serviços.

Sublinha que as tecnologias «cloud» ainda não atingiram todo o seu potencial e que muitas das capacidades associadas com a nuvem ainda não foram desenvolvidas num grau que permitam a sua exploração em toda a sua dimensão.

O relatório recomenda que a Comissão Europeia estimule a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico na área do «cloud computing», observando que o «cloud» põe um conjunto de desafios às TIC tradicionais e requer uma redefinição das soluções de TIC, mesmo as actualmente mais avançadas.

Aconselha a CE a, em conjunto com os Estados membros, estabelecer um quadro regulatório adequado, no plano económico, legal e ambiental, para favorecer o desenvolvimento do «cloud computing», observando que estes sistemas estão em grande medida numa fase experimental e o seu impacto, dependências e requisitos precisam de ser cuidadosamente avaliados.

Ainda sem comentários