SMS em declínio nos mercados maduros, messaging móvel em ascensão

Publicado em 18/11/2011 01:40 em Geral

As mensagens SMS iniciaram um declínio nos mercados mais maduros, incluindo Portugal, enquanto os serviços de messaging móvel como o BlackBerry Messaging ou o Skype estão claramente em ascensão, indica a consultora e analista de mercado Wireless Intelligence.

A tendência foi revelada num relatório do regulador de telecomunicações holandês (OPTA) e a tendência foi confirmada pela KPN, o maior operador daquele país.

A Wireless Intelligence indica que a tendência de redução em 2011 no número de SMS enviados se verificou em marcados como o francês, irlandês, espanhol e português.

O regulador OPTA assinala que no primeiro semestre de 2011, o número de SMS enviados na Holanda baixou 2,5% face ao segundo semestre de 2010, para 5,7 mil milhões, embora as receitas desse serviço ainda tenham aumentado 0,6%, para 378 milhões de euros.

No mesmo período, o tráfego de dados excluindo SMS cresceu 24%, para 5,9 mil milhões de megabytes, e as suas receitas ascenderam a 405 milhões de euros (mais 16%) ultrapassando o valor gerado pelos SMS.

A Wireless Intelligence indica que não está apurado quanto do tráfego de dados não SMS corresponde a messaging, mas o maior operador holandês revela que o messaging apresentou uma clara tendência de crescimento..

Ainda sem comentários