PT anuncia aposta no IPv6

Publicado em 07/07/2010 07:14 em Internet

A Portugal Telecom (PT) anunciou que no segundo semestre de 2011 todas as suas infra-estruturas de rede suportarão o novo protocolo Internet IPv6, indicando que vai iniciar uma fase piloto dirigida ao segmento empresarial.

Na apresentação da sua estratégia para a adopção do IPv6, os responsáveis da PT recordaram que o protocolo IPv4 foi criado há duas décadas quando havia apenas algumas centenas de computadores ligados à Internet e que hoje o número de endereços IPv4 por atribuir rondará os 260 milhões, o que significa que, com o crescimento da rede, deverão estar esgotados no princípio de 2012.

A transição do IPv4 para o IPv6, que permite 2 elevado a 128 endereços distintos, o que deverá ser suficiente até um futuro relativamente distante, tem estado a ser preparada por uma task force internecional a que está ligada em Portugal a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

A PT garante que Portugal, a par com o Japão, a China e a Coreia do Sul, seráum dos primeiros países do mundo a implementar uma rede IPv6 e assegura que haverá uma transição suave entre as plataformas IPv4 e IPv6.

Ainda sem comentários