Nokia assina acordo com ST-Ericsson

Publicado em 06/11/2011 22:05 em Indústria

A fabricante finlandesa de telemóveis Nokia assinou um acordo com a empresa de semi-condutores ST Ericsson, do grupo sueco Ericsson, para equipar os seus novos smartphones com a plataforma Windows Phone com os chipset Nova Thor, segundo a Telecoms.com.

A ST-Ericsson disse que a plataforma Nova Thor permitirá à Nokia levar os terminais Windows Phone a novos preços e geografias. No entanto, é pouco provável que isso aconteça antes de meados de 2012, já que o Windows Phone actualmente não suporta processadores «dual core», como é o caso do Nova Thor, salienta o analista Nick Dillon, da consultora Ovum.

Dillon salienta que até ao momento não houve confirmação da Microsoft sobre quando é que a plataforma Windows Phone estará efectivamente preparada para suportar processadores «dual core» nem, confirmou se os chipset Nova Thor estarão entre os «dual core» compatíveis com o seu sistema operativo móvel.

O negócio da Nokia com a ST-Ericsson deverá significar o fim do monopólio de facto que a Qualcomm detinha nos processadores para telemóveis equipados com o sistema operativo móvel da Microsoft.

Dillon sublinhou que o fim do exclusivo da Qualcomm nos smartphones equipados com Windows Mobile/Windows Phone representará para a ST-Ericsson uma oportunidade para conquistar outros fabricantes que utilizam o Windows Phone, como a chinesa ZTE.

Previu que esta situação será uma oportunidade para os fabricantes aumentarem a competitividade e beneficiará os consumidores com uma redução mais rápida de preços, pela utilização de chips mais baratos do que os até agora fornecidos pela Qualcomm, apesar de esta marca ainda dispor de uma vantagem comparativa: a sua experiência na optimização dos processadores para a plataforma Windows Phone, um processo que não será imediato no caso dos seus concorrentes.

Ainda sem comentários