HP prevê crescimento exponencial de impressoras Web

Publicado em 14/10/2011 01:30 em Equipamentos

A HP espera um crescimento exponencial das impressoras ligadas à Web, passando dos cerca de 10 milhões actuais para 20 milhões no fim de 2011 e 50 milhões no próximo ano, segundo Rita Carvalho, responsável ibérica da marca.

Em conferência de imprensa, responsáveis do negócio de imagem e impressão (IPG) da HP para Espanha e Portugal salientaram que a HP conseguiu em Portugal nesta área uma quota de mercado de 61% no segundo trimestre de 2011, sete vezes superior à do mais directo competidor e 17 pontos percentuais acima da quota mundial.

Manuel Martinez, vice-presidente da HP e director-geral da área de IPG para Espanha e Portugal, adiantou que nos nove primeiros meses do ano fiscal em curso (terminados em Julho) aquela área de negócio facturou a nível mundial 19,5 mil milhões de dólares, um aumento homólogo de 3,7%.

Martinez indicou que o mercado de serviços cresce a um ritmo quatro vezes superior ao do hardware, que os utilizadores de tablet PC imprimem em casa em média duas vezes mais do que os que não têm tablet e que a impressão a cores deve multiplicar se por 10 vezes até 2015.

O responsável da HP na península ibérica sublinhou que a companhia, que tem 14 714 patentes activas na área de imagem e impressão, vai continuar a apostar no eprint (impressão por Internet), no crescimento baseado na cloud (nuvem), nas soluções viradas para a Web e móvel e na aceleração da transferência do analógico para o digital, em particular na área das artes gráficas, onde o analógico é dominante.

Rita Carvalho, responsável da área de IPG para Espanha e Portugal, afirmou que desde que a HP introduziu a possibilidade de imprimir pela Web as pessoas imprimem mais páginas.

José Correia, director-geral da área de IPG em Portugal, salientou que a HP quer ser uma empresa de soluções de impressão e não de impressoras, salientando que a companhia é número um em Portugal em serviços de gestão de impressão (MPS – Managed Print Services), com meia centena de grandes contratos.

A HP apresentou hoje em Portugal um conjunto de novos equipamentos, incluindo a primeira multifunções do mundo que imprime a três dimensões, segundo os responsáveis da marca, e uma plotter multifunções para desenho de projecto e arquitectura que pode ser accionada por Internet e partilhar de forma instantânea em formato digital aquilo que foi enviado para impressão, enviando o conteúdo a outros utilizadores.

Ainda sem comentários