Economia Internet contribui pouco para PIB no Sul da Europa

Publicado em 10/10/2011 22:46 em Internet

A economia Internet representa entre 5,8% e 7,2% do produto interno bruto (PIB) na Dinamarca, Suécia e Reino Unido mas fica em torno dos 2% nos países do Sul da Europa (2,2% em Espanha, 1,9% em Itália), segundo um relatório do Boston Consulting Group.

Os cálculos partem da medição do consumo, investimento e exportações atribuíveis à Internet, adianta a publicação online EurActiv.

O estudo aborda também as disparidades na e-intensidade, medida pelas infra-estruturas de telecomunicações, despesa total na Internet e actividade do sector público na Internet.

O Boston Consulting Group salienta que, numa escala de e-intensidade de 1 a 200, a Dinamarca, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda Suécia e Reino Unido têm nota positiva, bem acima de 100, mas Portugal, Itália e Grécia ficam abaixo dos 80, revelando uma infra-estrutura Internet pobre e fraca actividade neste domínio.

Segundo a EurActiv, o estudo adianta que os consumidores italianos pesquisam os produtos na Internet mas compram em lojas físicas.

Ainda sem comentários