Software é essencial na redução de consumo das baterias

Publicado em 07/10/2011 00:04 em Indústria

O tempo de utilização das baterias dos smartphones entre carregamentos é um elemento chave para a satisfação dos clientes e a Ericsson salienta que essa duração está muito dependente da utilização dos recursos pelo software utilizado.

Os participantes do projecto europeu ACTOR (Adaptabilidade e Controlo de Recursos em Sistemas Integrados), que incluem a Ericsson, quatro instituições universitárias da Suécia, Suíça, Alemanha e Itália e a empresa italiana Evidence, especialista em software para sistemas integrados, estão a investigar formas de controlar o consumo de energia nos smartphones.

Johan Eker, investigador sénior da Ericsson e coordenador do projecto, citado em comunicado, explica que o ACTOR trata da distribuição de recursos informáticos entre as aplicações, para garantir que a distribuição que a unidade de processamento (CPU) faz desses recursos é optimizada e pode alterar-se dinamicamente.

Segundo Eker, o projecto ACTOR desenvolveu protótipos de gestão de recursos para optimizar o desempenho com menor consumo de energia.

O investigador da Ericsson assinala que reduzir o consumo de energia e aumentar o tempo de disponibilidade da bateria contribui para a melhoria da experiência dos consumidores, mas estimula também o tráfego das redes móveis.

Ainda sem comentários