Apple deverá continuar a dominar mercado de media tablet da EMEA em 2011

Publicado em 06/10/2011 00:52 em Equipamentos

A Apple verá continuar a dominar o mercado de media tablet PC da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) em 2011, prevê a consultora e analista do mercado de tecnologias IDC.

O relatório da IDC espera que as vendas de media tablet PC na região EMEA tenham um forte crescimento este ano e se aproximem dos 22 milhões de unidades, representando uma facturação de 9,1 mil milhões de euros.

No segundo trimestre de 2011, as vendas de media tablet quase quintuplicaram e aproximaram-se de 4,37 milhões de unidades (mais 394%), das quais 2,91 milhões de iPad, uma quota de 66,6% do mercado.

A Samsung ocupou segundo lugar no mercado de media tablet no segundo trimestre, com uma quota de 7,0%, seguida da Acer (6,1%), da ASUS (3,3%), da Archos (2,4%) e da RIM (2,1%).

No entanto, o PlayBook, da RIM, só ficou disponível no fim de Junho, último mês do segundo trimestre.

A IDC salienta que, após um primeiro trimestre de espera pelo iPad 2 e pela plataforma Android Honeycomb, da Google, o segundo trimestre mostrou alguma agitação na área dos media tablet.

Indica que aquele mercado continuou a ter como características dominantes os ecrãs sensíveis ao toque, dispositivos centrados na Internet e uma multiplicidade de aplicações disponíveis, em particular na Europa Ocidental.

Para 2012, a IDC prevê que as vendas de media tablet na região EMEA atinjam os 33 milhões de unidades (mais 53% do que no ano em curso) e receitas de 13,1 mil milhões de euros (mais 44%).

O previsto lançamento do iPad 3 deverá ajudar a Apple a manter a liderança deste segmento em 2012, ano em que os operadores de telecomunicações se deverão envolver mais naquele mercado, antecipa a consultora.

Ainda sem comentários