Nokia estará a desenvolver sistema operativo para smartphones de gama baixa

Publicado em 05/10/2011 23:14 em Indústria

A Nokia estará a desenvolver um sistema operativo próprio para telemóveis de gama baixa baseado em Linux, embora mantendo que o Windows Phone será a plataforma principal dos seus smartphones, segundo o Wall Street Journal, citando fontes que não identifica.

Depois de em Fevereiro ter anunciado um acordo estratégico com a Microsoft que torna o Windows Phone no principal sistema operativo dos seus smartphones, deixando a prazo a aposta no Symbian e no Meego, e de há dias ter concluído o acordo para a passagem do desenvolvimento do Symbian para a Accenture, a Nokia estará agora a lançar-se no desenvolvimento de uma plataforma com o nome de código «Meltemi».

«Meltemi» é um nome grego que designa a nortada de Verão no Mar Egeu.

Na sequência da notícia do Wall Street Journal, Kandra Petrone, porta-voz da Nokia, em depoimento escrito para o «site» BGR, disse que a Nokia não comenta projectos ou tecnologias futuras mas indicou que a equipa de telefones móveis da companhia finlandesa está a trabalhar num conjunto de projectos exaltantes que ajudarão a ligar os próximos mil milhões à Internet.

«Quando se fala de smartphones, dissemos repetidamente que o Windows Phone é a nossa plataforma de eleição para smartphones. Estamos confiantes na construção de um ecossistema conjunto com a Microsoft e estamos a executar agressivamente essa estratégia com operadores, retalhistas e desenvolvedores de aplicações», garantiu Kendra Petrone.

A referência aos próximos mil milhões de pessoas ligadas à Internet móvel, que passa por ligar milhões nos mercados emergentes que não dispõem desse acesso, pode ser entendido como uma aposta em smartphones de baixo custo, com acesso à Internet mas menos sofisticados.

Ainda sem comentários