544 milhões telemóveis com NFC vendidos em 2015

Publicado em 27/09/2011 02:45 em Equipamentos

As vendas de telemóveis equipados com tecnologia NFC (Near Field Communications) deverão atingir os 544,7 milhões em 2015, segundo previsões da consultora e analista de mercado IHS iSuppli.

As vendas no ano passado foram de 56,2 milhões de terminais equipados com aquela tecnologia.

A procura de terminais com NFC, que permite comunicações de dados de curta distância e está particularmente vocacionada para pagamentos por telemóvel, será dinamizada pelos pagamentos electrónicos móveis e outras aplicações que utilizam a tecnologia.

A IHS iSuppli salienta que os fabricantes de telemóveis, os operadores de telecomunicações e as empresas que gerem cartões bancários estão a apostar fortemente e a investir naquela tecnologia.

A Google anunciou, entretanto, o lançamento da sua «carteira móvel» para terminais que dispõem de tecnologia NFC, em colaboração com o operador de telecomunicações Sprint e com as financeiras Citi, Master Card e a empresa de soluções de pagamento First Data.

Actualmente, apenas os clientes da Sprint que disponham de um smartphone Samsung Nexus S 4G podem descarregar gratuitamente a aplicação «Wallet» (carteira) e utilizar o «Google Wallet».

A Google afirma que o objectivo é que os utilizadores possam ter todos os seus cartões bancários no «Google Wallet» e dispensarem as volumosas carteiras cheias de cartões de plástico.

Ainda sem comentários