Oracle anuncia nova versão do sistema operativo Solaris

Publicado em 23/09/2011 00:31 em Software

A Oracle apresentou uma nova versão do sistema operativo Solaris para servidores empresariais, que aumenta os níveis de desempenho dos sistemas e introduz melhorias no ZFS (Zettabyte File System), revelou a Oracle.

O ZFS, inicialmente desenvolvido pela Sun Microsystems, recentemente comprada pela líder de bases de dados Oracle, é um sistema com forte capacidade de gestão de dados, integração de sistemas de arquivos e administração de grandes volumes de informação.

O Solaris é um sistema operativo para servidores com grande utilização no mundo empresarial, tanto para servidores SPARK como x86, e a Oracle salienta que a nova versão 10 8/11 vem com suporte avançado para a versão mais recente do sistema SPARC, a arquitectura de servidores desenvolvida pela Sun nos anos oitenta.

A Oracle assinala que a nova versão do Solaris assegura a compatibilidade com as versões anteriores daquele sistema operativo, oferece aos utilizadores novas ferramentas para padronizar o ZFS e disponibiliza novas funcionalidades de gestão de dados, permitindo também um reinício mais rápido dos servidores SPARC e uma diminuição dos períodos de inactividade.

Ainda sem comentários