Steve Jobs resigna, fica como presidente, Tim Cook novo CEO da Apple

Publicado em 25/08/2011 23:32 em Destaques

Steve Jobs resignou ao cargo de CEO da Apple em carta ao Conselho de Administração, hoje divulgada, e a Administração designou-o presidente e nomeou o até aqui administrador executivo operacional (COO), Tim Cook, como novo CEO.

Na carta à administração, Jobs assinala que sempre disse que no dia em que não conseguisse cumprir com os seus deveres e corresponder às expectativas como CEO da Apple seria o primeiro a dar conhecimento disso à Administração.

«Infelizmente, esse dia chegou. Deste modo, renuncio ao cargo de CEO da Apple. Contudo, gostaria de continuar a servir a Apple como membro do Conselho de Administração e empregado da Apple, se assim o aceitarem».

Na carta, Steve Jobs sugeriu que escolhessem para o substituir Tim Cook, como sucedeu, afirmando acreditar que «os dias mais criativos e brilhantes da Apple ainda estão para vir».

O Conselho de Administração da Apple, na reunião em que nomeou Jobs presidente e Cook CEO, destaca que «a visão e a liderança extraordinária de Steve Jobs salvou a Apple e guindou-a à sua posição actual, como a empresa de tecnologia mais valiosa e inovadora do mundo».

Ainda sem comentários